6 Técnicas de vendas para transformar leads em clientes

Quem trabalha com contabilidade, geralmente, sabe a importância de adquirir técnicas de vendas para aumentar seus lucros.

Com as frequentes mudanças na forma de consumir e vender, é importante ter atenção às tendências do mercado para conquistar mais clientes e melhores resultados.

Porém, como ter técnicas realmente assertivas para alcançar as metas almejadas em tempos de crise e insegurança econômica? Em um período de instabilidade financeira, reter o público e atrair novos clientes é sempre um desafio.

Então, em um mercado cada vez mais competitivo, é importante se destacar para construir uma autoridade mais sólida e ter mais segurança em suas estratégias.

Ao longo desse post, você vai descobrir as 6 principais técnicas para transformar leads em clientes de forma mais prática.

  1. Avalie o seu histórico de vendas e estude seus clientes

    Você sabe dizer para quem já vendeu, os valores dos seus serviços e os períodos? Analisar o histórico de vendas da sua empresa é uma ótima técnica para entender melhor os seus clientes.

    Ao fazer uma avaliação mais aprofundada do seu histórico de vendas, você consegue identificar quais são os diferenciais apresentados, além de saber quais são os valores agregados aos serviços, e quais destes são mais atrativos para os consumidores.


Por meio deste estudo, você também adquire a oportunidade de ter insights de novos produtos ou serviços, baseados em dados, podendo ter estratégias mais assertivas.

  1. Segmente o nicho do seu serviço

    É normal ter dificuldade em segmentar o nicho do serviço que você oferece, mas fazer isso já facilita muito o aumento das suas vendas.

    Depois de analisar os perfis dos seus clientes, identificando suas preferências e necessidades, você deve elaborar a segmentação de atuação do seu serviço

A categoria do seu negócio é contabilidade, mas qual é o nicho dela? A gente sabe que isso é difícil, pois a contabilidade pode atuar em empresas de quaisquer áreas, mas é importante saber a sua especialidade. 

Para escolher o seu nicho ideal, vale pensar nas experiências que possui, no histórico de clientes que atende, e qual é ramo mais coerente com os serviços que você pode oferecer atualmente.

Outra dica que pode te ajudar bastante nisso é pesquisar o cenário dos mercados de cada nicho. Assim, você pode coletar informações e identificar possíveis oportunidades.

  1. Defina personas

    Uma ótima forma de facilitar o árduo processo de transformar clientes em leads com mais assertividade é por meio da definição de personas.

    As personas nada mais são do que representações do que seriam os clientes ideais da sua empresa.


Dessa forma, você pode definir características, hobbies, objetivos, entre outras informações, baseadas em dados reais sobre o comportamento e as particularidades do seu público.

Fazer isso ajuda você a direcionar melhor suas estratégias, saber para quem você deve dirigir e entender o que seus clientes precisam ou desejam, aumentando suas vendas e gerando mais credibilidade.

  1. Tenha presença online

    Hoje não há mais como vender apenas nos métodos offline: até pode dar certo em alguns casos, mas não gera resultados tão positivos quanto diversificar os canais de venda e solidificar sua presença digital.

    Então é recomendável que você invista em marketing digital, esteja presente nas redes sociais, se mostre disponível para atender seus clientes e tirar dúvidas com mais facilidade, e invista em um site próprio para a sua empresa.

    Essas são algumas possibilidades de construir autoridade na internet, mas é importante ter atenção para as opções que os seus clientes também estão presentes para que, dessa forma, você possa realizar estratégias com mais eficácia.
  2. Vá para além dos produtos ou serviços

    Não basta só estar presente nas mídias sociais, por exemplo, se você não souber como fazer isso da melhor forma para impactar seu público. Ter presença digital vai para além de usar as mídias apenas como vitrine ou catálogo dos seus serviços ou produtos.


Por mais que isso já possa proporcionar mais visibilidade ao seu negócio, utilizar a técnica de oferecer conteúdos relevantes para os clientes pode favorecer muito mais o engajamento e a interação entre público e marca.

Ao investir em marketing de conteúdo, você consegue construir autoridade no mercado, se diferenciar da concorrência, dialogar com seus clientes, entender melhor as dores e preferências do público, coletar dados importantes, se destacar mais, e ainda, adquirir a chance de fidelizar e atrair novos clientes.

Entendendo que os clientes podem perceber que sua empresa não quer apenas vender, mas também ajudar com dicas e informações úteis, se torna mais fácil elas terem vontade de tirar dúvidas, ouvir o que você tem a dizer, perceber seus diferenciais e conhecer mais sobre os seus serviços.

Vale ressaltar que ir para além de um catálogo de serviços ou produtos também significa focar nos benefícios que os clientes podem adquirir por meio deles. Para isso, é fundamental estudar bastante o que você vende, seus clientes e o atual cenário do mercado.

  1. Gere o senso de urgência nas vendas

    Você já ouviu falar sobre criar senso de urgência para vender mais? Essa é uma das técnicas de processos de vendas e, normalmente, ajuda diversos profissionais a fechar ótimos negócios.

    Você, provavelmente, já ouviu falar em “últimas vagas”, “desconto apenas para quem ligar hoje”; “edição limitada”; “promoção de 50% somente até amanhã”. Essas expressões são muito comum, não é? Elas fazem parte de uma das técnicas de vendas utilizadas por muitas empresas.

    Porém, como quase tudo na vida, essa técnica não funciona tão bem se for utilizada sozinha. É preferível utilizá-la em conjunto com as outras técnicas que falamos ao longo deste post.

    Com estudos sobre o mercado e o seu público, uma presença digital mais sólida e um relacionamento de confiança com os clientes, é mais assertivo gerar o senso de urgência para aumentar as vendas e conseguir melhores resultados. Vale a pena seguir esses passos!

    E aí, quais são as técnicas de vendas mais utilizadas por você? Esperamos que nossas dicas sejam úteis no desenvolvimento da sua empresa.

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