Como começar um escritório de contabilidade em casa.

Trabalhar no conforto de casa, sem precisar pegar horas de trânsito, criando a sua própria rotina é um sonho mais do que possível para profissionais de contabilidade nos dias atuais. O desafio é saber como começar, e entregar os mesmo resultados de um escritório contábil convencional.

O trabalho em home office não é mais um privilégio de poucos, muitas profissões estão passando por grandes transformações para se adaptar ao mundo digital.

Só com um computador e internet é possível desempenhar os mais variados tipos de trabalho de qualquer lugar do mundo.

Mas e a contabilidade? É possível criar um negócio contábil 100% online? Sim, é possível fazer contabilidade em home office e ter mais flexibilidade na sua rotina de trabalho. E é mais simples do que você imagina.

Conhecimentos necessários para abrir um escritório contábil online.

Código de ética

Se você tem o desejo de começar o seu próprio escritório de contabilidade e decidiu que ele vai funcionar em home office, a primeira medida que deve ser tomada é seguir à risca as recomendações de conduta ética do Conselho Federal de Contabilidade.

O código de ética precisa ser o peso mais importante para o direcionamento das suas atividades. Sendo em home office ou em uma empresa física, é nele que você vai encontrar as orientações necessárias sobre como executar, entregar, divulgar e exercer de forma ética  as suas atividades como contador.

Marketing Digital

Pronto, você abriu a sua empresa. E agora? Pois é, depois de oficialmente criada a sua empresa precisa de clientes. Acredite, não há nada mais  poderoso do que o Marketing Digital para alcançá-los.

É usando estratégias de conteúdo, anúncios, parcerias, e-mail marketing, ter um site e várias outras que o seu negócio vai rodar. 

Sabendo disso você pode trabalhar de duas formas. Pode contratar uma agência especializada em Marketing Digital para cuidar da sua empresa, ou você mesmo pode aprender as estratégias e colocar em prática para conseguir alcançar possíveis clientes.

Há vários cursos, pagos e gratuitos, canais no Youtube e blogs que falam sobre esse tema. As estratégias de divulgação de um negócio online são um investimento crucial para o sucesso. Não negligencie esse conhecimento.

Equipamentos básicos para começar um escritório digital.

Uma cadeira confortável, uma mesa, e um computador com acesso à internet. Basicamente é essa a estrutura que você precisa para começar. Com o tempo, e o crescimento da sua empresa, você pode investir em equipamentos mais modernos, mas com o básico já dá para começar.

Ferramentas

Para o seu negócio online funcionar bem, você precisará principalmente de ferramentas de gestão e comunicação online. Mas não precisa se preocupar, a maioria dessas ferramentas tem um custo muito baixo e há até soluções gratuitas para começar.

Algumas das principais, que você precisa ter são:

  • Ferramenta de e-mail marketing

Para que você conseguir se comunicar com a sua lista de possíveis clientes que vai ser criada ao longo do tempo. Esse tipo de ferramenta automatiza e-mails e faz disparos para vários contatos de uma única vez. 

  • Ferramenta de chamada online

Mesmo trabalhando remotamente, momentos de conversa com clientes e parceiros são muito importantes. Há diversas ferramentas, inclusive do Google, que permitem fazer chamadas pela internet de forma gratuita.

  • Sistema contábil 100% WEB

pte por um sistema de gestão contábil completo e online. Para quem está começando, uma ótima opção é o Fortes Web. O Fortes Web é um sistema desenvolvido em tecnologia 100% web para a automação do seu escritório contábil e integração online com seus clientes!

Organização

O conforto da sua casa pode ser um vilão, caso você decida trabalhar de casa. É muito importante ter uma rotina de trabalho bem definida para não se perder nos processos e prejudicar a sua produtividade.

Procure trabalhar em um lugar com pouco barulho e sem distrações. Trabalhar sentado na cama ou dentro do quarto pode ser uma armadilha muito perigosa. Se puder, tenha um espaço pensado especialmente para ser o seu escritório em casa.

Se você mora com outras pessoas, deixe claro para todos o seu horário de trabalho e que você só estará disponível depois dele. Isso vai evitar interrupções que podem diminuir a sua produtividade.

Alguns recursos online como o Trello e o Google Agenda podem te ajudar a organizar melhor as suas atividades e tornar o seu dia mais organizado e produtivo.

Montar a sua estrutura de trabalho home office é só o primeiro passo para começar a trabalhar com a contabilidade digital. Outros desafios vão surgir, como conseguir o primeiro cliente, por exemplo.

Mantenha o foco e lembre-se que abrir uma empresa digital é tão desafiador quanto abrir uma empresa física. Planejamento, trabalho duro e paciência precisam fazer parte do seu mantra todos os dias. 

Contato

Av. Des. Moreira, 760, Salas 1613, 1901 e 1902, Praça Portugal, CEP 60.170-000, Fortaleza-CE (85) 9.9403-1311 (85) 9.8761-4677 (85) 3636-0160 contato@contabil10.com.br repartse@repartse.com.br
× Como podemos te ajudar?