Contador, saiba como auxiliar o seu cliente durante a crise.

Tempos de crise não são fáceis para ninguém, mas isso se torna ainda mais difícil quando envolve boa parte do país, como no caso de uma pandemia mundial, não é mesmo? 

Atualmente o mercado está passando por diversos desafios e, com o isolamento social, algumas empresas passaram a adotar novas estratégias para manter suas vendas e aumentar sua taxa de lucros.

Pensando neste cenário de incertezas – crise econômica, instabilidade política e pandemia do novo coronavírus – em que não sabemos quando será possível voltar à “normalidade”, o conhecimento do contador pode ser de extrema importância para auxiliar nas dores e melhorar a saúde financeira de muitos negócios. De acordo com o estudo divulgado pelo Banco Mundial, os dados mostram que o impacto econômico da pandemia de Covid-19 será maior no Brasil do que em outros países da região. 

Considerado o profissional que pode diagnosticar problemas financeiros, encontrar as soluções ideais e recuperar a saúde de empresas, o contador pode auxiliar organizações, de vários portes e segmentos, a passar por essa situação da melhor forma possível. Você quer saber como? Confira, a seguir, as 5 principais dicas para ajudar o seu cliente neste período de crise, e contribuir na melhoria de empresas e no aumento de empregos. 

  1. Tenha presença online e esteja disponível

    Como outros profissionais ou empresários vão saber que você pode ajudá-lo sem conhecer seus serviços? Por isso, é fundamental falar sobre o seu trabalho e ter presença online. Caso ainda não tenha um site para divulgar o que você fez, comece a apostar nas redes sociais. 

Você pode aproveitar os diversos formatos que a internet oferece – vídeos, áudios, mensagens de texto, publicações – para se comunicar e mostrar o seu posicionamento, seus aprendizados e informações relevantes que podem ajudar outras pessoas.

Estar presente nas mídias não somente pode ajudar você a ganhar mais visibilidade e atrair novos clientes, como também pode contribuir para que você consiga reter clientes, manter um bom relacionamento com eles e ganhar autoridade no mercado.

Isso mesmo, ao compartilhar o seu conhecimento de contabilidade com outras pessoas, você pode auxiliar em diversos problemas financeiros – pessoais ou empresariais – e, ainda, se destacar perante à concorrência.

  1. Escute as dores e entenda as necessidades do cliente

    O primeiro passo para ajudar é saber ouvir. Por mais que diversas empresas estejam passando por esta crise econômica, cada uma tem as suas particularidades e necessidades específicas. 

Esta é uma oportunidade de ajudar profissionais e empreendedores, além de desenvolver sua carreira profissional: você pode se tornar um contador consultor e realizar atividades para além da sua rotina comum, utilizando a sua bagagem de aprendizados na prática, a fim de fortalecer empresas em sua região.

Depois de entender melhor o que seu cliente está passando, é hora de fazer um diagnóstico para avaliar a situação e as dores, e analisar as possíveis oportunidades de tomar decisões assertivas e conquistar melhorias.

  1. Compartilhe uma análise de dados e informações reais

    Além de ter empatia para identificar as dificuldades da empresa, é importante coletar dados, se aprofundar nas informações obtidas, compartilhar tudo isso com o cliente e fazer um diagnóstico mais assertivo sobre o que ele está passando.

Para isso, vale ter algumas atitudes essenciais, a fim de transmitir mais credibilidade e segurança, como:

– pesquisar sobre o mercado;

– obter informações sobre o nicho do negócio;

– estudar as consequências econômicas da pandemia no segmento do cliente;

– buscar informações básicas da empresa, como pagamentos que ainda não foram feitos, por exemplo;

– tirar dúvidas com o cliente para complementar os dados obtidos;

– classificar a situação do cliente;

– mapear as dores da atual situação;

– identificar novas perspectivas.

  1. Planeje as melhores soluções

    Depois de pesquisar mais informações e analisar dados, é chegado o momento de planejar as soluções ideais para as necessidades do cliente.

Por meio de uma comunicação aberta e transparente, você deve mostrar possíveis caminhos para o cliente, mostrando a disponibilidade de guiá-lo e ampliando a sua visão para as novas perspectivas, com base nas pesquisas realizadas.

Ao analisar o cenário atual do mercado, saber as mudanças da economia e as necessidades e prioridades do seu cliente, você poderá identificar quais passos devem ser dados para evitar prejuízos, multas e uma imagem negativa para a empresa. 

Vale lembrar que é importante informar cada detalhe ao cliente, para que ele também saiba o que deve ser feito, com o intuito de manter a comunicação transparente e contribuir no bom desenvolvimento da empresa.

  1. Ajude na organização e no controle financeiro

    Manter a saúde financeira de um negócio em dia é fundamental para quaisquer períodos, mas isso se torna ainda mais preciso nos momentos de crise econômica. 

Portanto, vale se atentar com cuidado para evitar problemas na gestão de finanças. Para isso, é importante seguir alguns pontos, como:

– pensar em ações estratégicas para contornar os prejuízos; 

– avaliar tudo que entra e os custos;

– cortar gastos que não são necessários;

– organizar o plano de contas e o fluxo de caixa;

– alinhar os processos para diminuir possíveis impactos ao longo da crise;

– buscar formas de reduzir os tributos; 

– negociar prazos para pagamentos e dívidas;

– orientar linhas de crédito vantajosas; 

– propor estratégias para aumentar a taxa de lucros;

– esclarecer novas regras de mercado e identificar como o cliente pode se adequar da melhor forma;

– reduzir custos do cotidiano e evitar multas.

Ademais, há outras formas de ajudar, expandir a confiança do seu cliente e ampliar sua taxa de lucros. Por mais que você não tenha se formado em Direito, você tem conhecimento sobre as leis e pode ajudar o seu cliente na área trabalhista ou orientá-lo em decisões no que se refere a tributos e obrigações burocráticas, por exemplo. 

Você pode oferecer informações e materiais educativos para fazer com que ele esteja por dentro das mudanças do mercado e evitar que ele seja influenciado por fake news, que estão muito espalhadas também na área empresarial, e garantir que ele aprenda mais sobre novas possibilidades de manter a saúde financeira da empresa. Quanto mais informações ele tiver, mais chances de sair da crise com decisões e estratégias assertivas.

Esperamos que nossas dicas tenham ajudado você, e que seus clientes possam potencializar seus resultados para superar as dificuldades econômicas com o seu auxílio. 

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