tecnologia contábil

Contador, a tecnologia vai tomar o seu lugar?

Muitos profissionais, para além do segmento de contabilidade, se questionam sobre a relevância da atuação de suas profissões ao longo dos anos. Afinal, o contador pode ser substituído pela tecnologia no futuro?

É possível observar o quanto a tecnologia transformou o cotidiano dos contadores, expandindo a sua atuação e modificando o modo de lidar com os processos, mas isso significa um avanço ou algo perigoso para quem trabalha nessa área? Essa é uma dúvida bastante comum e pode gerar diferentes posicionamentos.

Ao automatizar tarefas e agilizar o atendimento ao público e a gestão de equipes, os avanços tecnológicos auxiliam os profissionais de contabilidade a alcançar seus objetivos com mais rapidez e praticidade. Como ficam as pessoas, e a valorização do trabalho destas, diante desse novo cenário que se fortalece mais a cada dia?

Durante a leitura deste artigo, você vai descobrir a importância de investir em transformação digital no seu escritório contábil e o porquê de contar com a tecnologia para expandir as suas oportunidades como contador. 

Tecnologia e contabilidade: o que mudou nas empresas contábeis?

Por mais que algumas empresas ainda tentem seguir determinadas tarefas do modo tradicional, os empreendedores que investem em tecnologia tendem a conquistar resultados melhores e se destacar mais no mercado. 

Confira, a seguir, alguns dos processos contábeis que passaram por alterações com os avanços tecnológicos:

  • armazenamento virtual, centralizado e seguro de documentos;
  • cadastramento digital de perfis de clientes;
  • geração de relatórios com dados e métricas;
  • processos de emissão de notas fiscais automatizados;
  • comunicação integrada e ágil;
  • monitoramento de processos e análise de informações;
  • redução de processos manuais;
  • aumento da possibilidade de atrair e fidelizar clientes;
  • geração de competitividade;
  • diminuição de falhas e aumento de vendas;
  • economia de papel, tempo e finanças.

Como você pode ver, a tecnologia não tem o objetivo de substituir o profissional contábil, mas de ajudá-lo a aprimorar os seus serviços, aumentando a qualidade e eficácia de seu trabalho. Prossiga na leitura e confira os principais pontos que são favorecidos pelas ferramentas tecnológicas para lhe ajudar no cotidiano.

Redução do retrabalho

Já teve dificuldade com um trabalho e precisou refazê-lo mais vezes até alcançar os objetivos definidos? Pois é, como você já deve saber, qualquer erro de digitação pode atrapalhar o seu trabalho e diminuir a produtividade diária.

Imprevistos sempre podem acontecer e você precisa se preparar para otimizar o seu tempo ao máximo: sistemas de automação contábil são uma ótima escolha para solucionar esse problema.

Mais facilidade para armazenar e organizar documentos

Trabalhar com contabilidade é lidar com diversos documentos diariamente e, por isso, ter um local centralizado para armazenar informações de forma segura é essencial para otimizar os processos de sua equipe.

Ao organizar todos os processos, você consegue evitar falhas, aumentar a produtividade da equipe e garantir mais credibilidade ao longo dos anos.

Melhorias na imagem da marca


Com um software de automação, é possível garantir mais segurança para a sua empresa, os fornecedores e os clientes, melhorando a imagem da marca e aumentando o reconhecimento dos serviços oferecidos.

Esse é um ponto de extrema importância para quem deseja ter mais destaque e visibilidade no mercado, possibilitando também o aumento da carteira de clientes e da taxa de lucratividade.

Relacionamento mais próximo com os clientes

Por meio de ferramentas tecnológicas, torna-se mais fácil descobrir quais são as verdadeiras necessidades e preferências dos clientes, melhorando o relacionamento com eles, o que contribui para que você consiga entender os seus problemas e oferecer as soluções ideais aos seus negócios.


Esse fator é ótimo para aumentar as indicações dos consumidores, atraindo mais público e fidelizando os clientes da sua empresa contábil.

Diminuição de multas e prejuízos

Evitar multas e juros é um dos objetivos de boa parte das empresas que já entende o quão necessário é manter a saúde financeira em dia. Com o auxílio de um software de gestão, você consegue analisar as datas de contas a pagar e receber, a fim de evitar prejuízos inesperados.

Por que a tecnologia não pode substituir os contadores?

Se a tecnologia oferece tantas vantagens às empresas de contabilidade, por que elas ainda precisam contar com a contribuição de colaboradores? É simples: por mais que a transformação digital seja benéfica para as organizações, o principal objetivo dela não é substituir os profissionais, mas servir como uma potente auxiliar dos processos

Então, não é preciso excluir a função dos contadores, mas ajudá-los a otimizar sua rotina profissional para aumentar a satisfação dos clientes e ter mais tempo para atender às demandas mais importantes.

Alguns dos principais pontos que mostram o quanto a tecnologia e os profissionais contábeis devem andar juntos, são:

  • Visão analítica e estratégica com os dados obtidos – o contador vai para muito além dos cálculos e balanços, ele é responsável pelo sucesso financeiro das organizações e, assim, tem o papel de analisar os dados obtidos, por meio das máquinas, de forma estratégica para definir as melhores soluções e alavancar o desempenho dos processos;
  • Atendimento personalizado e contato humanizado – o contator tem um papel central no relacionamento estabelecido com o público, pois ele pode fazer uso da tecnologia a seu favor para oferecer uma consultoria aprofundada e especializada em resolver os problemas apresentados pelo cliente, gerando mais credibilidade e segurança; 
  • Envolvimento de colaboradores para fortalecer a cultura organizacional – ao entender que as ferramentas tecnológicas podem ajudar no engajamento e na produtividade, os colaboradores conseguem fortalecer ainda mais a cultura da empresa, facilitando o alcance de metas e a abertura para novos desafios.

Com o bom aproveitamento das ferramentas otimizadas pelo avanço da Inteligência Artificial, os contadores ganham a oportunidade de focar em processos inovadores, se dedicar às tarefas mais necessárias e analisar os processos de forma ampla e estratégica, otimizando a gestão de tempo e finanças da empresa.

O futuro da contabilidade é o contador alcançar suas metas e aprimorar seus serviços com o auxílio da tecnologia, e não ser substituído por esta. Para ficar por dentro das tendências, é importante atentar para investir na atualização constante de seus conhecimentos, participar de cursos e compartilhar aprendizados com outros profissionais da área contábil.

E aí, já se preparou para investir em transformação digital e levar sua carreira em contabilidade ao topo? Continue de olho em nosso blog para saber mais sobre contabilidade, finanças, empreendedorismo e gestão de negócios.

Siga nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades: Facebook, Linkedin e Instagram. Até breve!

Contato

REPARTSE - Rede Parceira de Tecnologia e Serviços Ltda - Empresa do Grupo Fortes (85) 98761-4677 e (85) 99403-1311 (85) 3636-0160 comercial@repartse.com.br contato@repartse.com.br Matriz - Av. Desembargador Moreira, 760, Conj. 1901, Meireles, Praça Portugal, Fortaleza-CE Fortaleza - São Paulo - Rio de Janeiro - Belo Horizonte - Salvador - Teresina
× Como podemos te ajudar?