Como atrair mais clientes para o seu escritório contábil?

Atrair novos clientes é um dos principais objetivos de quem deseja se destacar mais no mercado. Apesar do contador ser conhecido como o médico da saúde financeira das empresas, podendo ajudar qualquer empreendedor a obter mais sucesso, é preciso pensar em estratégias para aumentar a captação de clientes, driblar a concorrência e manter bons relacionamentos mesmo em períodos de crise.

A gente sabe que não é fácil o processo de prospectar, divulgar serviços e converter leads, ainda mais pelas normas de divulgação dos conselhos de contabilidade. Então, pensando em ajudar você, preparamos esse post com as melhores dicas para você atrair mais clientes para o seu escritório contábil.

Acompanhe a leitura desse conteúdo com a gente e descubra como fazer isso!

  1. Estude os valores e objetivos do seu escritório contábil

    Você saberia dizer rapidamente quais são os verdadeiros diferenciais da sua empresa de contabilidade? O primeiro passo para entender mais como atrair clientes é conhecer bem a sua empresa.

    Então vale analisar a cultura organizacional, os valores e objetivos estabelecidos, a missão e o cenário atual em que seu negócio se encontra, levando em consideração também as novidades do segmento em que atua e a situação econômica do país.


Outras dicas para entender os processos da sua empresa de contabilidade são:

  • avaliar o histórico de vendas;
  • analisar a gestão de finanças;
  • entender as necessidades atuais;
  • identificar as metas alcançadas;
  • saber quais estratégias precisam ser transformadas;
  • estabelecer as especialidades de seus serviços e o nicho em que atua.
  1. Pesquise sobre os concorrentes e faça um benchmarking

    Depois de entender mais sobre sua empresa, é essencial conhecer os concorrentes diretos do nicho de seu escritório contábil. O que essas empresas estão fazendo atualmente, quais são os resultados obtidos, e quais são as interações com o público são alguns dos pontos a serem observados.

    É recomendável compilar todas essas informações mais relevantes, analisar dados para além dos números e fazer um benchmarking: esse documento pode ser extremamente útil para você ter mais insights e assertividade nos próximos planejamentos da sua organização.
  2. Conheça o seu público e defina personas

    Quem são os seus clientes? Provavelmente os consumidores que investem em seus serviços ou produtos possuem algo a dizer sobre o que sua empresa oferece, mas você já tentou ouvir suas sugestões e opiniões?


Manter contato, mostrar disponibilidade para receber feedbacks e valorizar o que o seu público tem a dizer é uma ótima forma de conhecê-lo melhor.

Outra dica é fazer pesquisas de satisfação, de forma online, para obter respostas mais precisas e dados relevantes sobre quem são seus clientes, quais são seus desejos e suas necessidades – e como seus serviços ou produtos podem oferecer soluções úteis para eles em seu dia a dia.

Após ter uma base melhor de quem consome o que seu negócio oferece, é indicado definir personas, a fim de especificar mais as informações e se aprofundar sobre quem são os clientes ideais do seu escritório contábil.

  1. Invista em marketing de conteúdo e construa autoridade no mercado

    Investir em marketing de conteúdo é uma tendência que tem se solidificado no mercado, contribuindo para a construção de autoridade de empresas que querem se desenvolver e se tornar mais reconhecidas, ampliando sua carteira de clientes.

Quem investe em marketing de conteúdo vai para além dos números e das vendas, pois oferece assuntos relevantes para os seus clientes e, assim, garante uma série de benefícios, como:

– melhora o seu posicionamento de marca;

– aprimora a comunicação com os clientes;

– constrói autoridade no mercado;

– adquire mais diferenciais perante à concorrência;

– fica em melhores posicionamentos nos sites de busca;

– amplia a sua visibilidade;

– aumenta o potencial de atração de clientes.

  1. Tenha presença online

    Em quais redes sociais a sua empresa contábil está hoje? Mais importante do que isso é saber onde seus clientes se encontram.


É de extrema importância ter presença online para ter mais proximidade com os clientes, divulgar seus serviços e ficar por dentro das tendências do mercado, mas é necessário dar preferência aos canais em que seu público também está presente. 

Para atrair potenciais clientes, você não precisa estar em todas as mídias sociais, mas nos canais mais relevantes para eles, com o objetivo de aplicar suas estratégias, criar autoridade e captar novos consumidores.

  1. Dê atenção ao relacionamento com os clientes

    Para aumentar a carteira de clientes e a quantidade de vendas do seu negócio, é importante priorizar o atendimento e o relacionamento com os clientes. Depois de entender mais sobre as preferências, as necessidades e os objetivos do seu público, torna-se mais prático saber como personalizar o atendimento, e isso faz toda a diferença na fidelização e atração de consumidores.

    Definir personas também é uma ótima forma de saber o que o seu público busca: quais benefícios podem deixar seu dia a dia melhor, quais problemas eles possuem em sua vida pessoal ou profissional, e quais soluções sua empresa pode oferecer para ajudá-lo.

    Ter uma comunicação transparente, oferecer um serviço confiável e apresentar um atendimento diferenciado, conhecendo as reais necessidades de cada cliente, são alguns fatores que contribuem para o aumento de oportunidades em seu negócio contábil.
  2. Conte com o auxílio da tecnologia

    Não é fácil lidar com processos burocráticos, papelada, números e tantos documentos importantes ao longo da rotina, mas atualmente é possível contar com ferramentas tecnológicas para otimizar o tempo e as tarefas do escritório de contabilidade, obtendo mais segurança nos processos.

    Um sistema de automação, por exemplo, pode impulsionar seus resultados na gestão de clientes. Confira alguns dos principais benefícios de investir em um software de CRM:

– cadastro de perfis de clientes;

– armazenamento de informações relevantes;

– mais praticidade na comunicação;

– acompanhamento dos fluxos de captação e vendas em tempo real;

– mais oportunidade para fidelizar e atrair clientes;

– relatórios com dados e métricas sobre o público e as vendas.

Por meio dessas informações, é possível analisar o que pode ser feito para obter mais planejamentos mais assertivos, traçar metas alcançáveis e melhorar o relacionamento com seus clientes, definindo estratégias realmente coerentes com as suas necessidades e oferecendo soluções realmente eficazes.

Quais dessas dicas você já tem aplicado? Esperamos que você consiga impulsionar seus resultados com o seu público neste ano de 2021, para se desenvolver ainda mais no mercado, captando mais clientes para o seu escritório contábil.
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