Contabilidade Consultiva: quais os benefícios para os seus clientes?

Você já ouviu falar sobre contabilidade consultiva? Esta nova metodologia pode ser extremamente benéfica não apenas para os contadores, mas também para os empresários e clientes do negócio contábil. 

A contabilidade consultiva é basicamente um modelo de negócios em que o contador deve interagir mais com os empresários, a fim de diagnosticar dores dos clientes e aprimorar o relacionamento com eles.

Se a empresa contábil não consegue passar as informações coerentemente nem sabe como gerar mais valor ou soluções para os seus clientes, provavelmente ela não está realizando contabilidade consultiva.

E então, pronto para saber as vantagens de aplicar a contabilidade consultiva em sua rotina e potencializar os resultados de seus clientes? Vamos lá!

O que muda na vida do contador com a contabilidade consultiva?

Apesar de normalmente ser visto como um profissional que precisa fazer tarefas operacionais, fechar balanços contábeis e entregar informações aos clientes, os contadores adquirem um novo desafio e uma ótima oportunidade de se desenvolver mais com a contabilidade consultiva.

Com este modelo, o profissional de contabilidade fortalece a parceria com o cliente e estuda as melhores estratégias para orientá-lo a garantir mais sucesso. 

Por meio da utilização de ferramentas tecnológicas, o contador pode definir indicadores, alinhar propósitos, cadastrar perfis de clientes e otimizar dados para auxiliá-los em tomadas de decisão, de forma mais prática e eficaz.

Para os seus clientes entenderem o valor de seus serviços, é necessário educá-los sobre a importância e as vantagens que a contabilidade consultiva pode gerar. E aí, quer saber quais são os benefícios desta prática? Confira os tópicos a seguir!

  1. Melhorias no relacionamento

Um dos principais benefícios de aplicar a contabilidade consultiva em seu negócio é garantir a melhoria no relacionamento com os clientes do seu escritório contábil.

Ao entender mais as necessidades do cliente, explicar diversas informações – em vez de apenas entregá-las, buscar soluções mais assertivas para as suas dores e estabelecer um contato mais próximo, realizando consultoria, o atendimento melhora e a possibilidade de fidelizar e atrair mais clientes só aumenta, visto que eles vão perceber uma melhor saúde financeira em seus negócios.

Vale ressaltar que esses pontos também reforçam o valor de seus serviços, e podem melhorar a imagem da sua empresa, desenvolver sua carreira profissional e gerar mais indicações. 

  1. Redução de custos

Além de aumentar a taxa de lucratividade com a retenção de clientes, a contabilidade consultiva também pode ajudar você a diminuir os custos, as falhas e os prejuízos das empresa.

Um dos problemas de empresas que começam no mercado e acabam precisando fechar por tempo indefinido, muitas vezes, é o surgimento de custos inesperados ou falhas que acarretam prejuízos. Então, essa metodologia também pode ajudar empresas de diversos portes e segmentos a conseguir desenvolver melhor seus processos, tomar decisões mais seguras e ficar à frente da concorrência.

Com a melhoria dos processos internos, utilização de ferramentas tecnológicas, automação de gestão e estratégias mais assertivas, a produtividade tende a aumentar e os resultados se tornam mais eficazes, reduzindo erros e custos financeiros. Portanto, o impacto é extremamente positivo para o contador, a empresa e os clientes.

  1. Processos inovadores 

O profissional contábil não deve apenas fazer relatórios para os seus clientes, mas realmente ajudá-los a manter a saúde financeira de suas empresas em dia. Por meio da contabilidade consultiva, se torna ainda mais fácil realmente fazer a diferença para os seus clientes. 

A contabilidade consultiva não serve para mudar os processos do dia a dia dos contadores, mas é um modelo de negócio inovador para agregar mais valor aos serviços oferecidos. 

Então, é recomendável investir em sistemas de automação para agilizar demandas e proporcionar mais assertividade aos planejamentos e às estratégias definidas. 

Estas inovações facilitam a rotina dos profissionais contábeis, aprimoram as entregas realizadas, aumentam a organização e praticidade das tarefas e permitem melhorias crescentes no trabalho, favorecendo tanto os serviços do contador quanto os resultados dos empresários.

  1. Resultados mais assertivos

Com esta metodologia, o consultor passa a atuar mais efetivamente na busca de encontrar as soluções ideais para os clientes. 

Por meio da definição de indicadores financeiros, do acompanhamento de métricas e da interpretação de dados, o contador tem a oportunidade de realizar planejamentos, baseados na análise de resultados, para transmitir essas informações de forma mais clara e acessível aos clientes.

Todo esse processo contribui bastante para ajudar os empresários a entender melhor o que tem sido feito, tomar decisões mais assertivas, identificar as vantagens do serviço e reduzir falhas ao longo das etapas desenvolvidas. 

  1. Desenvolvimento e destaque no mercado

Como é possível perceber, a contabilidade consultiva é um processo transformador para os contadores e as empresas. Confira algumas das vantagens envolvidas nesta metodologia:

– busca por inovação e resultados com assertividade;

– atuação mais próxima entre contador e empresário;

– planejamentos estratégicos com base em dados e indicadores;

– tomada de decisão mais prática e eficaz;

– mais satisfação e confiança no relacionamento; 

– maior entendimento sobre as necessidades e o negócio;

– troca de informações de forma mais transparente e efetiva;

– melhorias na organização das etapas;

– entregas personalizadas;

– redução de custos e falhas;

– elaboração de soluções melhores.

Viu só o quanto este modelo pode agregar aos clientes? Esses benefícios são realmente revolucionários para quaisquer empresas e, principalmente, para as que desejam se desenvolver mais no mercado, visto que poderão ter todo o acompanhamento necessário para manter a saúde financeira de seus negócios em dia, gerar mais competitividade, aprimorar a imagem da marca e percorrer os próximos passos com a segurança de uma jornada de sucesso e reconhecimento. 

Como você pode observar, todos os envolvidos no modelo de contabilidade consultiva só tem a sair ganhando: redução de falhas, aumento de lucros, processos otimizados, decisões mais assertivas e comunicação mais integrada.

Com isso, você pode inovar a sua rotina de trabalho, desenvolver suas habilidades profissionais como contador e, ainda, proporcionar um desenvolvimento crescente, seguro e mais sustentável para os seus clientes.

Esperamos que você aplique essas dicas na prática para alavancar os resultados da sua empresa e dos seus clientes. Fique de olho em nosso blog para conferir mais conteúdos sobre gestão contábil, negócios e tecnologia.

Aproveite para compartilhar esse post com sua equipe e acompanhe as novidades pelas nossas redes sociais: Facebook, Linkedin e Instagram

Contato

Av. Des. Moreira, 760, Salas 1613, 1901 e 1902, Praça Portugal, CEP 60.170-000, Fortaleza-CE (85) 9.9403-1311 (85) 9.8761-4677 contato@contabil10.com.br suporte@contabil10.com.br repartse@repartse.com.br
× Como podemos te ajudar?