CRMs gratuitos para auxiliar na gestão de vendas da sua empresa contábil

CRMs gratuitos para auxiliar na gestão de vendas da sua empresa contábil

Para trabalhar com contabilidade, é necessário ter bastante organização em diversos processos e saber como analisar dados para manter a gestão de vendas e finanças sempre em ordem.

Em crises de incerteza política e econômica, como a do período de pandemia de Covid-19, as organizações precisam se atentar ainda mais para evitar prejuízos financeiros ou possíveis falhas na gestão comercial. 

A fim de otimizar o seu tempo, as vendas e a lucratividade do seu escritório contábil, é recomendável utilizar CRMs (Customer Relationship Management) para potencializar ainda mais seus resultados. 


Se você deseja saber quais são os CRMs gratuitos que podem auxiliar a gestão de vendas da sua empresa contábil, e o porquê de utilizá-los, é só acompanhar a leitura desse texto com a gente. Vamos lá!

Por que utilizar um software CRM na contabilidade?

Um CRM nada mais é do que do um sistema para ajudar no controle dos processos, armazenar dados, melhorar o relacionamento com os clientes e, consequentemente, facilitar a fidelização e atração de público, impulsionando os resultados e possibilitando também o aumento de vendas de serviços ou produtos.

Confira, a seguir, algumas das principais vantagens de contar com o auxílio de um CRM em sua empresa contábil

  • integração com os dados do seu sistema contábil;
  • diminuição de falhas e prejuízos;
  • melhorias na comunicação e no atendimento;
  • monitoramento dos processos em tempo real;
  • aumento do engajamento e da produtividade da equipe;
  • cadastro dos perfis de clientes;
  • análise de suas estratégias de vendas;
  • organização de arquivos e documentos;
  • geração de relatórios com dados e métricas;
  • fidelização e atração de consumidores;
  • automatização de fluxos.

Com um CRM, além de conseguir organizar melhor os seus contatos e os históricos de vendas, você também consegue descobrir informações importantes sobre os seus clientes, garantindo a oportunidade de melhorar o relacionamento com eles, indo para além dos números e economizando tempo e dinheiro. 

O que um bom CRM precisa ter?

Antes de escolher o CRM ideal para a sua empresa, é importante pesquisar bastante as especificidades de cada um para, dessa forma, identificar os que estão mais alinhados com o que a sua organização precisa.

Há alguns pontos específicos que você deve analisar ao conhecer um CRM, como:

  • se ele é baseado na nuvem para ser acessado de qualquer lugar e em qualquer hora;
  • se o CRM oferece uma demonstração ou versão teste gratuita;
  • se há planos diferentes para migrar depois, caso seja necessário obter algo mais completo;
  • se pode ser utilizado em diversas mídias, como celular ou tablet;
  • se ele oferece dados de clientes e histórico de vendas;
  • e se ele ajuda você a organizar as tarefas com a equipe.

Há diversos tipos de sistema de automação: a escolha vai depender dos pontos mais coerentes com as preferências e necessidades da sua empresa.

Para te ajudar, separamos 5 opções gratuitas de CRMs para otimizar as vendas da sua empresa contábil. Confira a seguir!

  1. Google Contacts

O Google Contacts – ou Contatos do Google – é uma alternativa simples e gratuita para você utilizar como um sistema CRM.

Por meio dessa ferramenta, você consegue organizar todos os contatos comerciais, criar grupos, fazer notas e se comunicar com mais facilidade e eficiência, otimizando a gestão de forma autônoma.

  1. Hubspot CRM


A Hubspot, empresa bastante reconhecida por Inbound Marketing ao redor do mundo, também oferece uma opção de software de CRM gratuito.

Com o Hubspot CRM, é possível obter diversos benefícios, como:

– acompanhamento de informações em tempo real;

– separação de leads de acordo com o estágio de sua jornada de compra;

– classificação das vendas;

– análise dos resultados;

– monitoramento do desempenho das etapas de trabalho;

– gestão de clientes;

– análise de dados sobre os leads.

3. RD Station CRM

O RD Station CRM é ótimo para quem deseja utilizar um CRM gratuito sem determinar uma quantidade limitada de usuários, negócios e contatos. 

Por meio dessa opção, você consegue fazer o registro automático de todas as ações da empresa, gerenciar o processo de vendas, aumentar a lucratividade, converter mais leads e, ainda, monitorar os processos da sua equipe em tempo real.


4. Insightly

O Insightly é uma alternativa para quem vai realizar operações mais simples, podendo participar 2 usuários com até 2500 contatos, guardando até 200 MB de dados no máximo. 

Com ele, você pode gerenciar seus contatos, organizar os fluxos de vendas, ter mais assertividade nos projetos, acompanhar o desenvolvimento das atividades, criar alertas e fazer a gestão de e-mails com mais eficácia.


5. Freshworks CRM

Com opção gratuita para até 10 usuários, o Freshworks CRM é uma ferramenta que permite a interação com os leads para fechar negócios.

Por meio dele, você pode utilizar algumas funções, como:

– classificar seus contatos de acordo com o tempo que fazem parte de sua base;

– gerar insights importantes;

– organizar os clientes pelas suas necessidades;

– acompanhar as interações;

– aumentar o engajamento de modo proativo;

– analisar a hora ideal para converter cada lead.

Como saber qual é o melhor CRM para a sua empresa contábil?

Como é possível observar pelos exemplos apresentados anteriormente, cada software CRM possui características específicas, o que pode causar algumas dúvidas na hora de escolher o melhor para o seu negócio.

Antes de escolher, você pode analisar os seguintes fatores:

– o porte da sua empresa;

– a produtividade do seu time comercial;

– o tempo disponível para tarefas mais importantes;

– a quantidade atual de colaboradores;

– o ciclo de vendas em períodos de crise;

– a taxa de conversão dos leads;

– a fidelização e atração de clientes;

– o armazenamento de dados, informações, documentos e métricas;

– a imagem da sua empresa e a competitividade do mercado.

Depois de fazer essa análise mais aprofundada, você deve avaliar quais necessidades devem ser atendidas ao investir em um sistema de automação, como:

– é importante ter uma personalização, de acordo com a identidade da empresa, no sistema?

– é preciso integrar outros setores para além do comercial?

– o acompanhamento dos processos precisa ser em tempo real?

– a segurança de dados deve ser prioridade?

– é necessário cadastrar dados de perfis de clientes e armazenar documentos?

– o software precisa gerar relatórios com métricas para auxiliar nas próximas estratégias?

O CRM, quando bem escolhido e utilizado, pode proporcionar resultados extraordinários para a sua empresa a longo prazo. Então é importante analisar o que mais se encaixa para auxiliar na gestão de vendas da sua empresa contábil.

Esperamos que esse post tenha ajudado você a entender melhor a importância de contar com softwares de automação no seu negócio de contabilidade.
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