Instagram Marketing para Escritórios Contábeis

Com o crescimento das redes sociais, é possível perceber o quão importante é ter uma presença digital solidificada para obter melhores resultados em sua empresa. Apesar de normalmente ocorrer a dúvida de quais são as melhores redes sociais para criar um perfil, o Instagram tem se mostrado uma ótima escolha, devido ao número crescente de usuários ao redor do mundo e às diversas possibilidades que esta mídia oferece aos negócios de vários portes e segmentos.

Durante a pandemia do novo coronavírus, em que a ida a espaços físicos se tornou mais difícil – por causa do isolamento social e risco de contágio – a internet passou a ter ainda mais importância para muitas empresas continuarem suas vendas e manterem o contato com seus clientes. De acordo com um estudo realizado pela Socialbakers, o Brasil ficou em terceiro lugar como o país com mais postagens de empresas sobre a covid-19, alcançando mais de dois mil posts e quase dois milhões de interações no Instagram.

Se você deseja utilizar estratégias de marketing no Instagram para aumentar a lucratividade do seu escritório contábil, mas ainda não sabe por onde começar, é só acompanhar este post e ficar por dentro das melhores 5 táticas a serem utilizadas. Acompanhe a leitura com a gente e aproveite!

  1. Pesquise e faça um planejamento prévio

Antes de começar a conta da sua empresa contábil, vale pesquisar mais sobre o que as outras empresas – concorrentes diretas ou não – estão fazendo atualmente nas redes sociais para coletar informações e insights. Também é válido fazer benchmarking periodicamente e analisar quais tipos de publicações costumam gerar mais interação do público.

Depois de reunir alguns dados importantes, é hora de planejar. Quais estratégias analisadas teriam a ver com os propósitos e objetivos da sua empresa? O que seria interessante para as personas do seu negócio contábil? Como você poderia se comunicar melhor e aumentar os seus lucros por meio do Instagram?

O planejamento ajuda você a identificar as dores dos seus clientes e possíveis soluções para obter melhores retornos com a utilização do Instagram. Portanto, é necessário definir as temáticas a serem abordadas e fortalecer a identidade visual do seu escritório contábil, a fim de gerar uma experiência mais satisfatória aos usuários e conquistar novos clientes.

Vale ressaltar que, caso você perceba que algumas estratégias não estejam funcionando, você pode – e deve – mudar. O Instagram contribui para que você tenha mais acesso a dados sobre as publicações, proporcionando mais assertividade para os próximos planejamentos, então é importante ficar de olho nas métricas e reprogramar o que foi planejado quando for preciso. 

  1. Faça uma conta corporativa

Com o aumento de empresas utilizando o Instagram, o aplicativo ofereceu a alternativa de criar um perfil empresarial. Este recurso gera ainda mais oportunidades de você desenvolver suas estratégias, inovar processos e analisar métricas para acompanhar o desenvolvimento de sua conta na mídia social.

O perfil comercial do Instagram também apresenta mais informações sobre o público que acompanha e interage com suas publicações, e permite que os clientes entrem em contato com você mais facilmente.

Para potencializar esse recurso, vale elaborar uma descrição que resuma bem o que sua empresa quer passar aos clientes, com links de site – para oferecer mais informações sobre seus serviços – e de contato. Isso já é um ótimo diferencial para o perfil da sua empresa no Instagram.

  1. Conheça as ferramentas

O Instagram é uma das redes sociais que mais lança novidades frequentemente, e e ele ajuda quem explora seus recursos, aumentando o alcance e atraindo novas visualizações para a sua conta.

Portanto, é indicado se atentar a notícias e informações relacionadas a mídias sociais, analisar o que tem sido feito, atualizar seus conhecimentos e não ter receio de testar coisas novas.

Para além dos posts e dos stories, o aplicativo tem uma vasta gama de possibilidades para você atrair novos clientes, fidelizar seu público, inovar nas publicações e garantir mais sucesso para a sua empresa contábil. Alguns dos recursos disponibilizados no Instagram são:

– gerenciamento prático da caixa de entrada;

– IGTV;

– destaque de stories;

– destaque de produtos;

– apresentação do valor de serviços ou produtos;

– direcionamento para compra no site;

– relatório de visualizações e engajamento.

Não tem ferramenta certa nem errada, o importante é usar a criatividade para utilizar o melhor de cada ferramenta nos conteúdos, de acordo com a comunicação da sua empresa, e avaliar o que gera resultados mais positivos com o seu público.

  1. Dê atenção aos seus clientes

E, por falar no público do seu negócio, é extremamente necessário se mostrar sempre disponível para atender os seus clientes da melhor forma possível. Não adianta ter um feed que tenha tudo a ver com a identidade da sua empresa, se você não estiver online para tirar as dúvidas e receber as sugestões ou críticas dos seus usuários.

Portanto, é recomendável oferecer um ótimo atendimento – tanto online quanto offline – para proporcionar melhores experiências aos clientes, evitar prejuízos ou comentários negativos, obter mais crescimento no seu perfil e solidificar a presença digital da sua empresa.

  1. Preze pelo Marketing de Conteúdo

Por mais que pensar constantemente em conteúdos sempre criativos e relevantes normalmente seja um desafio para muitas empresas, o primeiro passo para solucionar isso de forma mais prática é conhecer bem os seus clientes.

Ao saber as necessidades e os desejos do seu público e identificar as personas do seu negócio, se torna mais fácil saber quais conteúdos seriam úteis para elas e fazer esse diálogo com mais fluidez, não é mesmo? Essa é a virada de chave das empresas que possuem alto engajamento em suas mídias sociais.

Além de pensar em conteúdos que tenham utilidade e que contribuam para solucionar as dores de seus clientes, outra forma de garantir ótimos retornos nessa área é humanizar sua marca. Você pode ter um feed harmônico para sua empresa, mas também aproveitar a visibilidade para se aproximar mais dos seus clientes. Confira, a seguir, algumas formas de fazer isso e construir mais autoridade:

– mostrar os bastidores da sua empresa nos stories;

– falar um pouco mais sobre a história e os valores da sua empresa;

– utilizar as enquetes ou os testes;

– incentivar os clientes a marcarem o seu perfil em fotos ou stories;

– fazer lives para responder perguntas e conversar com os usuários;

– repostar publicações de clientes e/ou parceiros;

– utilizar hashtags referentes à marca ou a eventos e comunidades;

– fazer um IGTV, mostrando os colaboradores da empresa ou falando sobre dicas de como as pessoas podem cuidar de suas finanças pessoais, por exemplo.

E aí, preparado para alavancar o Instagram do seu escritório contábil? Esperamos que você consiga adequar as estratégias da sua empresa às dicas deste post para utilizar os recursos disponibilizados da melhor forma. 

Continue acompanhando o nosso blog para conferir mais conteúdos sobre gestão de negócios contábeis, tecnologia e marketing. Você também pode ficar de olho nas novidades, por meio de nossas redes sociais: Facebook, Linkedin e Instagram. Até breve!

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